Portugal 2020


Designação do projeto | SOMANI - A consolidação de um futuro internacional
Código do projeto | POCI-02-0752-FEDER-002016  
Objetivo principal| Reforçar a competitividade das PME’s 
Região de intervenção | NORTE 
Entidade beneficiária | SOMANI - SOCIEDADE TÊXTIL, S.A. 

Data de aprovação | 31-08-2015 
Data de início | 15-06-2015 Data de conclusão | 14-06-2017 
Custo total elegível | 279.313,14€ 
Apoio financeiro da União Europeia | 125.690,91€ 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos 

Dedicada ao fabrico de têxtil de malha e interior para mulher, homem e criança, nomeadamente aos têxteis-lar, roupa de banho e puericultura, a SOMANI – SOCIEDADE TÊXTIL, S.A., foi constituída em 1985 no concelho de Santo Tirso.  
Rapidamente iniciou a venda direta para países externos, tendo necessidade de modernizar os equipamentos fruto do elevado número de encomendas e de registar a marca a nível nacional e internacional. O objetivo da entidade desde a sua criação é a presença nos mercados europeus, estando atualmente presente na grande maioria dos países comunitários e outros como o México, Estados Unidos da América e Letónia. 
No âmbito do projeto a entidade pretende aumentar as vendas no mercado externo decrescendo a dependência ao mercado nacional. A estratégia de Internacionalização recai na diversificação via abordagem a novos mercados e diversificação dos produtos já existentes, pretendendo a SOMANI, durante o decorrer do projeto, implementar ações como: 

  • Diversificação do leque de produtos existente; 
  • Otimização dos motores de busca; 
  • Aumentar a presença e visibilidade nos mercados externos, através da aposta em feiras e prospeção de clientes;  
  • Reforçar o quadro de recursos humanos com a contratação de dois comerciais, consolidando a presença nacional e internacional;  
  • Renovação da plataforma web de modo a incorporar área reservada a clientes;  
  • Produção de catálogos multilingues;  
  • Conceção e implementação de um showroom na Finlândia.  


Os investimentos visam alcançar a estratégia, tendo a SOMANI definido como objetivos SMART: 

  • Desenvolvimento de novas coleções;  
  • Reforço da ligação com o cliente; 
  • Alargar a presença em feiras internacionais; 
  • Atingir uma taxa de exportação de 67,87%.




Portugal 2020


Designação do projeto | Aposta na competitividade
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-008257 
Objetivo principal| Reforçar a competitividade das PME’s 
Região de intervenção | NORTE 
Entidade beneficiária | SOMANI - SOCIEDADE TÊXTIL, S.A. 

Data de aprovação | 09-10-2015 
Data de início | 30-10-2015
Data de conclusão | 28-10-2016 
Custo total elegível | 20.000€ 
Apoio financeiro da União Europeia | 15.000€ 


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos 

Os objetivos e resultados esperados: 
- Gestão global do negócio 
- Redução tempo nas operações 
- Organização dos armazéns 
- Identificação e movimentação de materiais por códigos de barras 
- Otimização do processo logístico reduzindo tempo de movimentação 
- Processo de compras otimizado e planeamento de entregas 
- Gestão de preços 
- Inventário permanente 
- Informação de gestão em tempo útil 

A Solução contratada incidiu o foco na integração das seguintes funcionalidades: 
• Faturação e Contas Correntes  
• Stocks – Gestão de necessidades, requisições automáticas a fornecedores, controlo de stocks mínimos e máximos, controlo de plafonds de crédito, etc. 
• Gestão de Encomendas – Gestão de todo o processo produtivo;  
• Análise e Reporting: análise às encomendas; 
• Orçamentação de protótipos com várias versões e aprovação por utilizadores autorizados; 
• Orçamentação de encomendas e controle de compras.





Portugal 2020


Designação do projeto | Somani - Internacionalizar, dinamizar e consolidar os Mercados Externos
Código do projeto | POCI-02-0750-FEDER-034318 
Objetivo principal| Reforçar a competitividade das PME’s 
Região de intervenção | NORTE 
Entidade beneficiária | SOMANI - SOCIEDADE TÊXTIL, S.A. 

Data de aprovação | 02-02-2018 
Data de início | 31-02-2017
Data de conclusão | 30-07-2019 
Custo total elegível | 295.700,00€ 
Apoio financeiro da União Europeia | 153.065,00€ 


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos 

Atualmente, a Somani está presente na maioria dos países comunitários e trabalha com todos os canais de distribuição - catálogos, cadeias de lojas, grandes armazéns, marcas, hipermercados e publicidade. A empresa pretende, com este projeto, diferenciar-se da concorrência, perspetivando alcançar uma maior notoriedade no mercado internacional, alcançando novos mercados e novos segmentos de gama alta que privilegiem o valor acrescentado e qualidade dos seus produtos.

Neste contexto, e através do presente projeto de internacionalização, o promotor pretende atingir determinados objetivos estratégicos, nomeadamente: diversificar a gama de produtos, com o contínuo investimento e consolidação da capacidade de I&D interna; aumentar a presença e visibilidade nos mercados externos, através da presença em novas feiras internacionais do setor e outras ações de comunicação; desenvolver coleções direcionadas ao mercado externo e, finalmente; implementar novos métodos de marketing. Deste modo, procura, no ano pós-projeto, alcançar um volume de negócios internacional da ordem de Euro 8.517.123,31, correspondendo a cerca de 70,42% do seu volume de negócios total nesse ano.

Com efeito, a estratégia de internacionalização que a SOMANI pretende desenvolver passa por incrementar a sua posição na cadeia de valor e no mercado de atuação, estando prevista uma série de ações que reforçarão esse posicionamento, desde uma presença mais efetiva nos mercados internacionais, a uma abordagem ao mercado mais assertiva, até à utilização de ferramentas mais arrojadas de marketing e o desenvolvimento de coleções sofisticadas e inovadoras.